quarta-feira, 3 de março de 2010

Temporal da Madeira: conta solidária

60/2010

Já muito se disse e se escreveu acerca do fatídico dia 20 de Fevereiro de 2010, no qual a Região Autónoma da Madeira foi fustigada por um terrível temporal que ceifou mais de quatro dezenas de vidas, deixando centenas sem lar e uma ilha do "avesso". Muitos são os meios para apoiar aquela população, de modo a minimizar os graves prejuízos daí decorrentes. Os espectáculos de solidariedade que se têm realizado e que se irão realizar nos próximos dias, os apoios idos de várias empresas do continente e os apoios governamentais são recursos possíveis para quem tanto precisa.
Apenas nos cumpre CONDENAR as linhas de apoio telefónicas de valor acrescentado que, mais não são, do que mananciais fontes de receita para o estado, que tem o desplante de cobrar IVA numa situação destas. Como, creio, não ser o único a repudiar esta situação, deixamos o link do BANIF (Banco Internacional do Funchal) que tem aberta uma conta solidária para com aquela gente.


http://www.banif.pt/xsite/Particulares/Contas/ContaSolidariedade.jsp?CH=5288

Recordamos que esta já não foi a primeira vez que aquela região sofreu com a força da natureza. Foi em 29 de Outubro de 1993 mas esta de menos gravidade quanto à perda de vidas humanas. Transcrevemos o que o jornal "Tribuna da Madeira" escreveu na ocasião:

"A 29 de Outubro de 1993 o Funchal despertou e foi colocado perante um cenário devastador. Chuvas torrenciais ocorridas durante a noite provocaram o deslizamento de terras e as ribeiras, estranguladas por habitações e entupidas por entulho, não conseguiram reter as águas em fúria dentro das suas margens. Os dias seguintes permitiram verificar a dimensão da tragédia. O caudal de água lamacenta arrastou para morte oito pessoas, uma das quais na ribeira dos Socorridos, em Câmara de Lobos. E provocou prejuízos materiais de milhões de contos. Cerca de 100 habitações foram destruídas e largas centenas de funchalenses ficaram desalojados. As escolas tiveram que encerrar e 220 automóveis foram destruídos. Alguns corpos não seriam recuperados.

Sem comentários:

Enviar um comentário