terça-feira, 2 de março de 2010

2 de Março a 22 de Maio:

52/2010

De 2 de Março a 22 de Maio, Abrantes evoca os 500 anos passados sobre a morte de D. Francisco de Almeida, 1º Vice Rei da Índia, filho do patrono do Museu do Castelo (D. Lopo de Almeida) e 1º conde de Abrantes. A evocação começa no dia 2 de Março, com uma cerimónia no Castelo (18h00), para a qual foi convidado o secretário de estado da Cultura, Elísio Summavielle, durante a qual será realizada uma visita ao Panteão dos Almeida (Igreja de Santa Maria do Castelo), apresentado ao governante o projecto do MIAA, Museu Ibérico de Arqueologia e Arte, e realizada uma conferência pelo historiador Joaquim Candeias da Silva subordinada ao tema “Do Cabo da Boa Esperança á Índia”. Este será também o momento para apresentação do concurso de ideias alusivo à efeméride. O objectivo deste concurso é seleccionar a melhor imagem (inédita e original) sobre este marco histórico, mas também aproximar os jovens estudantes no concelho à figura de D. Francisco de Almeida. Integrado no programa da evocação, todos os sábados de manhã (de 6 de Março a 22 de Maio), o centro histórico vai receber a “visita” de D. Francisco de Almeida, numa representação e encenação do Grupo de Teatro Palha de Abrantes. O tradicional Mercado Quinhentista, organizado pela escola D. Miguel de Almeida, marcado para o dia 15 de Maio, será também integrado nas comemorações. Dia 21 de Maio realizam-se em Abrantes as Jornadas sobre D. Francisco de Almeida, em parceria com a Academia Portuguesa de História.

Sobre D. Francisco de Almeida

Figura da história universal, diplomata, militar, estratega e político, D. Francisco de Almeida foi fundador do Estado Português da Índia (1505).Vice-Rei de D. Manuel I, 1º Vice-Rei de Portugal e da Europa e Comandante da armada portuguesa, na Batalha naval de Diu (1509). A este propósito, no livro”1509 – A Batalha que mudou o domínio do comércio global” pode ler-se que: “O conhecido especialista norte-americano William Weir (…) autor de várias obras sobre guerras, armas, batalhas e comandantes militares, classifica a batalha de Diu como a 6ª mais importante em toda a história da humanidade e coloca o vice-rei Francisco de Almeida em 21º lugar no ranking dos comandantes militares da história, aliás o único português na lista dos cinquenta mais importantes.”

Marcas da presença dos Almeida em Abrantes

Nos dias de hoje muitas são ainda as marcas da passagem da família dos Almeida por Abrantes. Entre outros, relembramos o Museu D. Lopo de Almeida (Castelo), o edifico do antigo Hospital do Salvador, que hoje alberga parte da Santa Casa da Misericórdia, e o edifício originário do Convento de S. Domingos.
Os Almeida chegaram a Abrantes no século XV, quando o Rei Afonso V deu a alcaidaria-mor de Abrantes ao filho primogénito D. Lopo de Almeida, pai de D. Francisco de Almeida.

Entretanto, está a decorrer um Concurso de Ideias tendo em vista a criação de uma imagem gráfica alusiva ao evento “Evocação dos 500 Anos da Morte de D. Francisco de Almeida”. O referido concrso destina-se a alunos do concelho de Abrantes, dos 9º ao 12 º ano e está aberto até ao dia 15 de Abril de 2010, e os trabalhos deverão ser entregues na Divisão de Cultura, Museus e Património da Câmara Municipal de Abrantes, no horário de 2.ª feira a 6.ª feira, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. Mais detalhes em www.cm-abrantes.pt.

Sem comentários:

Enviar um comentário